Ciente Contábil | Escritório de Contabilidade, Assessoria Trabalhista, Fiscal, Financeira, Legal e Societária e Imposto de Renda

LOADING
PREV
NEXT
http://cientecontabil.com.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/640863879517man.png
http://cientecontabil.com.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/342417458959business1.jpg
http://cientecontabil.com.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/318576725093formation.jpg
http://cientecontabil.com.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/824881contratos.jpg
http://cientecontabil.com.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/259345681825support4.jpg
http://cientecontabil.com.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/420366466759engineers.jpg

Porque escolher NOSSA EMPRESA

  • Departamento Pessoal
  • Fiscal
  • Financeira
  • Imposto de Renda

Ciente Contábil

Os melhores parceiros para seu negócio são aqueles que sabem os caminhos a seguir, para atingir os mais altos níveis de sucesso.

Leia mais...

Departamento Pessoal

Nosso setor trabalhista conta com uma equipe treinada para solucionar todas as questões pertinentes ao Departamento Pessoal, com competência e agilidade.

Leia mais...

Fiscal

Nosso departamento fiscal cuida com atenção de sua empresa. Fazemos uma avaliação criteriosa das condições de seu negócio adequando-o à diversas normas contábeis existentes no País.

Leia mais...

Legal e Societária

Nosso departamento legal busca a sempre agilidade na ABERTURA de SUA EMPRESA; trabalhamos também para a adequação e solução de seus problemas.

Leia mais...

Financeira

Nossa equipe de especialistas vai encontrar a solução certa para o desenvolvimentodo de sua empresa, sendo o parceiro ideal para os maiores desafios.

Leia mais...

Imposto de Renda

Análise da situação tributária da empresa e elaboração e entrega da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, com atenção à correta tributação e porte de cada empresa.

Leia mais...

Arbitragem

Segunda, 11 Nov 2019

COMO ABRIR UMA EMPRESA

E-mail Imprimir PDF

                    

Uma empresa, para ser constituída e funcionar dentro da legalidade deve seguir algumas regras e um roteiro próprio.

Assim, elaboramos este roteiro para facilitar a vida dos futuros empreendedores, principalmente para abertura de empresas no Estado de São Paulo:

 

Inicialmente, é necessário ter em mente o nome que se pretende dar à empresa. No caso de empresas individuais, o nome deve ser o nome do proprietário da empresa, neste caso chamado de Empresário Individual seguido da expressão que indique a atividade da empresa e a expressão ME ou EPP se for o caso. No caso de sociedades deve-se escolher a denominação social da empresa, ou seja, o nome que a acompanhará durante toda a sua vida. A denominação social, não necessariamente deve ser o nome fantasia ou o nome da marca do produto que a empresa venderá ou fabricará. A denominação social pode ser um outro nome, escolhido entre os sócios e a marca, ou nome fantasia da empresa pode ser outro. Essa providência é necessária para que se verifique se não existe outra empresa já registrada com o mesmo nome na Junta Comercial ou no Cartório.

 

A partir da definição do nome da empresa, deve-se elaborar o contrato social e registra-lo na Junta Comercial ou no Cartório de Registro de Títulos e Documentos. Inicialmente a Junta Comercial somente aceitava registro de empresas comerciais, daí a necessidade de se registrar no cartório as empresas prestadoras de serviço. Hoje em dia essa diferenciação não existe mais, portanto fica a critério dos sócios definirem onde pretendem ter seu contrato social registrado. Normalmente as Juntas Comerciais são mais fáceis e se trabalhar, por isso preferida entre os empresários.

 

Após o registro do contrato social, deve-se registrar a empresa na Receita Federal, isto é, tirar o CNPJ. Para tanto, é necessário fazer o pedido por meio de um programa baixado no site da Receita Federal. O registro é feito pela internet. No Estado de são Paulo, juntamente ao CNPJ é feito ainda o registro na Secretaria da Fazenda Estadual para obtenção da Inscrição Estadual. Este passo é imprescindível para as empresas comercias e/ou industriais. As prestadoras de serviço não precisam de Inscrição Estadual.

 

Cada estado possui suas regras para abertura de empresas. Aqui em São Paulo, para indústrias, é necessária a licença prévia da CETESB. Esta é mais uma etapa a qual a empresa precisa passar para se regularizar.

 

Após a obtenção do CNPJ, bem como da Inscrição Estadual para as empresas comerciais/industriais, deve-se procurar a prefeitura do município de registro da empresa para tirar o CCM. Para obtenção do CCM junto à prefeitura de São Paulo a empresa deverá ter passado por todas as etapas anteriores, mas cada prefeitura trabalha de uma maneira.

 

Para algumas atividades, tais como restaurantes, bares, etc., é necessário a obtenção do alvará de funcionamento. O alvará é emitido na prefeitura do município da sede da empresa e cada prefeitura tem seu próprio trâmite.

 

Os documentos básicos necessários para abertura de empresa no Estado de São Paulo são:

 

  • Cópias autenticadas do RG e CPF dos sócios;
  • Cópia simples do comprovante de residência do sócios;
  • Cópia simples do IPTU do imóvel sede da empresa
  • Cópia simples do contrato de locação do imóvel, com firma reconhecida do locador e locatário.

 

Demais documentos podem ser solicitados de acordo com a atividade da empresa.

 

Somente após todos os registros concluídos é possível a liberação de notas fiscais, tanto de venda de produtos, quanto de serviços.

 

Quer abrir a sua empresa, peça um orçamento...Clique aqui

REDES SOCIAIS

 

FacebookTwitter

Ciente Contábil nas Redes Sociais

 

NOVO ENDEREÇO

Ciente Contábil - Escritório de Contabilidade
RUA CAETANO DE CAMPOS, 79

TATUAPÉ / SP - VEJA NO MAPA

Horario de Atendimento:

9:00h as 12:00h / 13:00h as 18:00h

(11) 2294-2350

(11) 2941-9011


info@cientecontabil.com.br